[306910] Artigo – CBM – Congresso Brasileiro de Metrologia

Detalhes do Artigo

[306910] Método Rasch para melhoria de sistemas de medição de desempenho em educação profissional

Autores: Rodrigo Santos Pereira, Elisabeth Costa Monteiro

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma estratégia de medição para identificação dos elementos críticos de um sistema de medição de ‘desempenho da gratuidade’ utilizado por instituições de educação profissional, conforme exigências regulamentadas pelo Ministério da Educação. Para explorar os aspectos críticos do sistema de medição, que são fontes relevantes de incerteza, aplicou-se o modelo de medição de Rasch, uma abordagem probabilística utilizada no campo da psicometria, de testes educacionais e de avaliação de habilidades. Uma amostra de resultados gerados pelo instrumento de medição foi adaptada para aplicação do método Rasch para um estudo preliminar considerando três cursos de uma instituição de educação profissional do SENAI do Rio de Janeiro. A análise dos resultados apontou os elementos críticos do instrumento, associados aos seus níveis de severidade, permitindo orientar as ações prioritárias a serem implementadas para adequação do sistema de medição. As melhorias no processo de medição, guiadas pelos resultados do estudo, abordam elementos que impactam os respondentes em relação às complexidades associadas a cada curso ou item, contribuindo para a prevenção de riscos de inadequações nos resultados da medição de desempenho da instituição, com consequências financeiras relevantes.

5 1 votar
Article Rating
Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
X
Iniciar Chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos ajudar?